
CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES
As vicissitudes da vida são de dois tipos, ou, se quiser, têm duas fontes bem diversas que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente, outras, fora desta vida. Remontando à fonte dos males terrestres, reconhecer-se-à que muitos são consequência natural do caráter e da conduta dos que passam por eles. Qtos homens caem por seu próprio erro! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Qtas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, pela má conduta ou por não terem limites a seus desejos! Qtas uniões infelizes porque são fruto de interesse calculado ou de vaidade, e nas quais o coração não se presta a nada! Qtas dissensões, querelas funestas poderiam ter sido evitadas com mais moderação e m enos suscetibilidade! Qtas doenças e enfermidades são consequência da intemperança e dos excessos de todos os gêneros! Qtos pais são infelizes com seus filhos, porque não combateram suas más tendências no princípio! Por fraqueza ou indiferença, deixaram desenvolver- se neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que ressecam o coração. Depois, colhendo mais tarde o que semearam, espantam-se e afligem-se com sua falta de respeito e ingratidão. Que todos os que são feridos no coração pelas vicissitudes e as decepções da vida interroguem friamente sua consciência. Que remontem passo a passo à fonte dos males que os afligem e, na maioria das vezes, verão se não podem dizer: Se tivesse feito ou não tivesse feito tal coisa, eu não estaria nesta situação. A quem então atribuir todas essas aflições, senão a si mesmo? Assim, o homem é, num grande número de casos, o artífice de seus próprios infortúnios. Mas em lugar de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a chance desfavorável, sua má estrela, enquanto sua má estrela está em sua incúria. Os males dessa natureza formam, seguramente, um notável contingente nas vicissitudes da vida. O homem só as evitará quando trabalhar para seu aprimoramento moral tanto quanto por seu aprimoramento intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário