sábado, 9 de fevereiro de 2013

A DOR EM NOSSAS VIDAS


Você já parou para pensar na razão da existência da dor, do sofrimento, em nossas vidas?
Talvez num daqueles momentos de extrema angústia, em que o coração parece apertar forte, você tenha pensado em Deus, na vida, e gritado intimamente: Por quê?!
Os benfeitores espirituais vêm nos esclarecer que a dor é uma lei de equilíbrio e educação.
Léon Denis, reconhecido escritor francês, em sua obra O problema do ser, do destino e da dor, esclarece que o gênio não é somente o resultado de trabalhos seculares; é também a apoteose, a coroação de sofrimento.
De Homero a Dante, a Camões, a Tasso, a Milton, todos os grandes homens, como eles, têm sofrido.
A dor lhes fez vibrar a alma, lhes inspirou a nobreza dos sentimentos, a intensidade da emoção que souberam traduzir com os acentos do gênio, e que os imortalizou.
É na dor que mais sobressaem os cânticos da alma.
Quando ela atinge as profundezas do ser, faz de lá saírem os gritos sinceros, os poderosos apelos que comovem e arrastam as multidões.
Dá-se o mesmo com todos os heróis, com todas as pessoas de grande caráter, com os corações generosos, com os espíritos mais eminentes. Sua elevação se mede pela soma dos sofrimentos que passaram.
Ante a dor e a morte, a alma do herói e do mártir se revela em sua beleza comovedora, em sua grandeza trágica que toca, às vezes, o sublime, e o inunda de uma luz inapagável.
A história do mundo não é outra coisa mais que a sagração do Espírito pela dor. Sem ela, não pode haver virtude completa, nem glória imperecível.
Se, nas horas da provação, soubéssemos observar o trabalho interno, a ação misteriosa da dor em nós, em nosso eu, em nossa consciência, compreenderíamos melhor sua obra sublime de educação e aperfeiçoamento.
A dor é um dos meios de que Deus se utiliza para nos chamar a si e, ao mesmo tempo, nos tornar mais rapidamente acessíveis à felicidade espiritual, única duradoura.
É, pois, realmente pelo amor que nos tem que Deus nos envia o sofrimento.
Fere-nos, corrige-nos como a mãe corrige o filho para educá-lo e melhorá-lo. Trabalha incessantemente para nos tornar dóceis, para purificar e embelezar nossas almas, porque elas não podem ser completamente felizes, senão na medida correspondente às suas perfeições.
A todos aqueles que perguntam:  Para que serve a dor? a Sabedoria Divina responde: para polir a pedra, esculpir o mármore, fundir o vidro, martelar o ferro.
*   *   *
A dor física é, em geral, um aviso da natureza, que procura nos preservar dos excessos. Sem ela, abusaríamos de nossos órgãos até ao ponto de os destruirmos antes do tempo.
Quando um mal perigoso se vai insinuando em nós, que aconteceria se não lhe sentíssemos logo os efeitos desagradáveis? Ele nos invadiria cada vez mais, terminando por secar em nós as fontes de vida.
É assim que, em nosso mundo, para o nosso crescimento, a dor ainda se faz necessária.

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. XXVI, do livro O problema do ser, 
do destino e da dor, de Léon Denis, ed. Feb.
Em 31.1.2013.

Um comentário:

  1. Bom dia e me desculpa se eu for atrapalhar mas carrego comigo um sentimento a quase 7 anos... Sou nova tenho 24 mas e isso e algo que me acompanha nesses longos anos todos os dias e noites. Fui casada por 3 anos e esse sentimento presente e nao me permite amar ninguém! Amo um rapaz que nao consigo esquecer, amor verdadeiro sem ciúme ou posses sem egoísmo sentimento tao forte que tenho o nome dele tatuado em meu corpo! Não sou obcecada, fiz para tentar colocar pra fora esse sentimento que carrego dentro. Nunca converso disso com ninguém e ele tbm nao sabia desse amor ate então . Moro em outro país para que isso não interfira na vida e decisões dele, pois ele e jovem e ainda precisa viver estudar, namorar, crescer e decidir sem minha presença o que ele
    realmente quer. Percebi que o tempo que estive perto dele o atrapalhava pq ele sempre voltava pra mim . Vou explicar: Namoramos 3 anos de idas e vindas e foi um relacionamento sem explicação tanto para mim quanto para ele, pois o conheci na rua e quando trocamos olhares nunca mais conseguimos nos afastar... porem jovens, fui sua primeira namorada e ele tinha que viver mas eu sempre em seu caminho... Como sou um pouco mais velha sinto que estamos vivendo épocas diferentes e por isso decidi me mudar para dar espaço a ele. Espaço para eu seguir com meus objetivos e ele com os dele. Passamos 3 anos sem contato e nesse meio trmpo me casei e tentei seguir a vida. Foram longos 3 anos nos falando natal somente no ano novo,aniversários e em momentos de conquistas de metas ou ptc. (mas nessas conversas nada sobre nos).Sempre fugi desse assunto pq era casada). Ele fez parte mesmo que distante de momentos felizes, tristes e de angusta sempre com palavras de conforto
    horas que eu precisava e eu igualmente com ele. Sofri 3 anos de saudade e rezei por ele todos os dias... Mas infelizmente não consegui continuar em meu casamento, não consigo amar meu ex marido e resolvi deixar ele seguir a vida com alguém que o ame verdadeiramente. Não penso em voltar pro Brasil, pois sei que esse rapaz q amo e algo que agora não daria certo e eu sinto algo dizendo que ainda não e a hora! Mas após meu divorcio resolvi contar a esse rapaz que eu nunca o esqueci pq isso e muito forte e somos tão jovens que agora nao daria certo, mas
    fui surpreendida c um sentimento igual da parte dele! Vamos nos reencontrar em breve por 20 dias para conversar... E o que
    Mais me dói e saber que temos coisas ainda pendentes... sei disso mas eu acho q ele nao. Sei que nao daria certo e eu sei que nao e a hora, tenho minha vida agora e ele a dele! O que eu faço com esse sentimento? Isso jamais vai passar? Eu devo tentar amar outros e machucar mais pessoas? Como posso seguir diante disso? Sou egoísta? Sou louca? Pf me ajude!

    ResponderExcluir

Maria Mãe Santíssima

Maria Mãe Santíssima
Pedimos-Te a misericórdia. Pedimos-Te concessões de momentos mais férteis de amor, de paz, de compreensão entre as almas. Que Tu possas envolver cada Espírito, cada alma na Sua força, na Sua bondade, na Sua imensa misericórdia. Que, através das notas soantes da Ave Maria, possamos Te rogar a paz a estes Espíritos que aqui estão, o entendimento, a abnegação destas almas que se dispõem a se doar em benefícios, em atendimentos a tantos sofrimentos. Que a Tua imagem, Mãe Santíssima, possa surgir e evoluir diante de cada criatura, trazendo a mensuração certa de cada momento vivido e a intenção de uma recuperação a todos que sofrem e que estão aturdidos em corpo e em mente. Mãe amada, venha a nós em todos os instantes, participe conosco destes momentos que nos trazem angústias e sofrimentos. Auxilia, ampara, engrandece cada criatura, dentro das suas disposições eternas e colabora a cada dia, a cada instante, para que se tornem todos os Espíritos maleáveis no amor e na compreensão. Que possas, Mãe, estar conosco a todos os instantes. (Emmanuel)

Página no Facebook

SALMO 23

SALMO 23
.O Sєทнσr é σ мєυ ραsτσr, ทα∂α мє ƒαℓταrá. ∂єiταr-мє ƒαʑ єм vєr∂єs ραsτσs, gυiα-мє мαทsαмєทτє às ágυαs τrαทqυiℓαs; rєƒrigєrα α мiทнα αℓмα, gυiα-мє ρєℓαs vєrє∂αs ∂α נυsτiçα ρσr αмσr ∂σ sєυ ทσмє, αiท∂α qυє єυ αท∂αssє ρєℓσ vαℓє ∂α sσмвrα ∂α мσrτє ทãσ τємєriα мαℓ αℓgυм, ρσrqυє τυ єsτás cσмigσ, α τυα vαrα є σ τєυ cαנα∂σ мє cσทsσℓαм; ρrєραrαs υмα мєsα ρєrαทτє мiм ทα ρrєsєทçα ∂σs мєυs iทiмigσs, υทgєs α мiทнα cαвєçα cσм óℓєσ, σ мєυ cáℓicє τrαทsвσr∂α; cєrταмєทτє qυє α вσท∂α∂є є α мisєricór∂iα мє sєgυirãσ τσ∂σs σs ∂iαs ∂є мiทнα vi∂α, є нαвiταrєi ทα cαsα ∂σ sєทнσr ρσr ℓσทgσs ∂iαs. qυє αssiм sєנα..

VISITAS

web counter free