Problemas com o Amor próprio? Vamos começar assim: a quem devemos amar em primeiro plano nesta vida? Creio que muita gente tem esta resposta na ponta da língua, mas não a absorve verdadeiramente. Nosso primeiro amor deveria ser nós mesmos! Um amor tranquilo, cordial, que durasse para todo sempre.
Na vida corrida que levamos não nos sobra muito do nosso precioso tempo para fazermos uma auto-avaliação. Então passamos por cima dos fatos, das horas, dos acontecimentos e sempre vem a ressaca moral acompanhada de perguntas como: "Quem sou eu? Como devo agir em determinadas situações? Porque as pessoas não me valorizam?" Pergunte-se também: Será que o mundo não me valoriza ou será que quem não me valoriza sou eu mesmo (a)?
Você deve começar a ser honesto (a) consigo mesmo! Este é o primeiro e grande passo! Livre-se das culpas, pois elas tem o infalível dom de te jogar num buraco escuro, úmido e solitário. Não existe ninguém perfeito e graças a isso não temos que nos cobrar uma perfeição que não está aí. Se nos apercebêssemos de nossos erros e tivéssemos a consciência das nossas limitações, já estaríamos caminhando progressivamente a uma reforma íntima, uma necessária e grande reforma íntima.
Já perceberam que quem tem uma auto-estima elevada tem mais chances de enfrentar problemas e sair de situações complicadas? A baixa auto-estima faz com que o indivíduo viva numa crise existencial constante, esquecendo-se de lutar pelos seus ideais, se anulando, se martirizando e se tornando um "reclamão" profissional. Reclama de tudo, de todos, mas se esquece da fonte das suas frustrações que é nada mais nada menos que ele mesmo.
Não seria legal virar a página e começar a escrever uma história diferente? Acha que é capaz de se dar esta chance? Mudanças são legais, mas levam tempo. Lembre-se disso, porque não foi da noite para o dia que você ficou assim, triste, amargurado e sem esperanças. Grave bem isto: Apenas você pode dar o primeiro passo, sair desta inércia improdutiva e decidir parar de sofrer. Reivindique AGORA momentos felizes e não se incomode mais pelos acontecimentos negativos da sua vida. Vou fazer um lembrete: Auto-piedade é proibida aqui! Pare de reclamar!
Então vamos lá. Comece com coisas simples e que lhe façam deliciar consigo mesmo. Faça um corte novo de cabelo, compre aquela bolsa que você queria tanto, aprenda a andar de bicicleta se você não sabe, beije seu espelho, se dê um longo beijo, você merece! Troque aquela velha companhia que só te empurra "morro abaixo" por uma que lhe elogia, reconhece suas qualidades e tem prazer em estar com você. Apaixone-se por você mesmo, tome sorvete, sorria o quanto puder, faça coisas deliciosas como tomar chuva e ficar descalço, ouça música, muita música, porque a música nos conduz a lugares inimagináveis! Seja o que for que decidir fazer, comece a fazer já! Você não está aqui para sofrer, deixe de ser pessimista e reclamão. Faça boas escolhas, elas são pra vida toda. Esqueça o parente de difícil trato o marido ou a esposa que não enxerga o que há de bacana em você. Porque quer cobrar esse tipo de coisa se nem você enxerga coisas boas em você mesmo? Façam, por onde queridos (as)! Coisas, pessoas e momentos legais não caem do céu, não! Onde está seu merecimento?
A partir de hoje você estará transformando suas experiências ruins e negativas em acontecimentos bons, saudáveis e EDIFICANTES. Está pronto (a)? Recupere sua alegria, aquela que contagia outras pessoas, sabe? Faça as pazes com os espelhos interiores e dê uma faxina naqueles dias dolorosos, tirando a poeira que ofusca o SER único que é você!
Libere sua grandeza, almeje e consiga! Os caminhos equivocados por onde seguiu... As trajetórias enganosas e as experiências frustrantes do passado serão seus mestres que o conduzirá e o ensinará como fazer para construir novos sonhos e concretizá-los.
Você pode TUDO que desejar, portanto comece desejando amar-se mais e, olha que isso nada tem a ver com egoísmo, hein? Respeite-se e viva de forma que possa resgatar seu amor próprio. Amar-se muito até que consiga amar outras pessoas e quem sabe encontrar outro grande amor, depois de você. Mexa-se!Já!
Texto: Flávia Wrach
Obrigado..
ResponderExcluir